Prefácio Dr. António Figueiredo

 
 

A Rodrigues Figueiredo, MD

 
Quando ocupei o cargo de coordenador do Grupo de Glaucoma na atual direção da SPO, fui confrontado com a utilidade da manutenção desta plataforma.  A questão era decidir, face à procura e recente diminuta atualização, se era justificável manter o investimento necessário à sua continuidade.
 
Solicitei dados de utilização e verifiquei – com alguma surpresa, confesso – que desde 2015 tem aumentado sempre o número de utilizadores, que se situa atualmente em mais de 140.000. O número de visualizações da página é superior a 200.000. No entanto, o tempo médio de visualização é baixo , apenas 1 minuto. Podemos concluir numa primeira apreciação que o título da pagina é particularmente feliz – www.glaucoma-answers.org – mas que muitos conteúdos necessitam atualização. Apesar do maior número de visitas vir do Brasil (61%!) acho recomendável apresentar a tradução inglesa dos textos. Confirma-se, também, que “santos da casa não fazem milagres”, já que apenas 16% das visualizações são de Portugal.
 
Para a necessária dinamização, convidei as responsáveis iniciais pelo projeto – Drª Manuela Carvalho e Drª Maria da Luz Freitas – cuja competência e dinamismo são indiscutíveis, para editoras executivas da página.
 
Peço a todos um esforço para atualizar e melhorar este projeto. E espero que seja mais usado como ferramenta de trabalho e atualização.
 
António Figueiredo